terça-feira, 5 de março de 2013

Mochilão de verão pela Itália #4: Veneza

Continuando nossa super cruzada italiana, o próximo destino é encantador: a doce e envolvente Veneza. Preparado?


Confesso que foi a nossa primeira grande empolgação: meldels a gente estava a caminho de uma cidade conhecida pelo seu romantismo, cheia de canais maravilhosos e uma das mais famosas da Itália. Quanta expectativa!

Chegamos empolgadíssimas no sábado à noite e da estação mesmo você já acha tudo lindo, exceto pelo calor quente e úmido que deixa as coisas um pouco colantes haha. =P

Daí vem a Primeira dica importante sobre Veneza:
Se for para chegar num final de semana, tente a sexta à noite ou o sábado um pouco mais cedo e aí poderá curtir algumas festas/bares/bagunças. Por quê? Muitos hostels tem toque de recolher (o nosso aqui tinha) e fato que depois de uma certa hora (não tão tarde assim), você não vê mais ninguém nas ruas. Infelizmente chegamos "tarde" no sábado (por volta das 22h) e não aproveitamos muito. =/

#dica degustativa: Bellini, um coquetel 100% veneziano, com espumante prosecco italiano (claro) e polpa de pêssego branco. Tem que tomar o feito na hora, porque o que vem pronto não vale nem um centavo. Eca!


Segunda dica importante sobre Veneza:
Por falar em degustar, não é bem em Veneza que você vai se acabar num prato de massa italiana. A cidade é MUITO turística e os restaurantes não capricham muito. =( Então, se estiver num mochilão, aqui é um bom lugar para economizar na alimentação. Aliás, foi em Veneza que comi a pior pizza da minha vida, nem a MEGA fome deixou ela gostosa. =S


Terceira dica importante sobre Veneza:
Essa dica é, na verdade, um pouco pessoal (e acho que alguém pode até querer me linchar por isso), mas... para mim, Veneza não é romântica. Eu acho que ela pode ter sido sim, mas agora é tão cheia de turistas (pelo menos no verão) que incomoda. A gente passeia pelas ruas e os vendedores quase te obrigam a entrar nas lojas e restaurantes. Muito chato. Eu também me decepcionei um pouco com a falta de zelo dos prédios. Sei que a água é a grande culpada por essa deterioração, mas o turismo é tão forte que Veneza merecia um carinho especial.


Quarta dica importante sobre Veneza:
Para ver a Basílica de San Marco no verão, vá cedo (madrugue!) e com paciência. Tem MILHÕES de pessoas na fila. A entrada é gratuita, mas não conseguimos nem chegar perto da porta.
Vimos a Ponte Rialto e seu mercadoPalazzio Ducale, Torre Dell Orologio, Ponte Del Suspiro, Campanille e companhia. Veneza pode ser feita à pé com facilidade porque é pequena; com 2 dias por lá, decoramos todos os caminhos!


Quinta dica importante sobre Veneza:
Faça o passeio de gôndola! Clichê? Sim! Caro? Sim, mas tem como negociar. Imperdível? Sim, mil vezes. Esse passeio transformou minha visão sobre Veneza para algo muito mais lindo do que eu tinha percebido na parte de cima da cidade. Ali, na gôndola você consegue sentir a verdadeira Veneza, conhece sua história e ainda ouve as canções do gondoleiro. Ai, que perfeito!


Sexta dica importante sobre Veneza:
As máscaras são maravilhosas. Se você é fã disso, ali é o lugar perfeito. Eu adoro o mistério e a sedução das máscaras de Veneza, o que eu não gosto é do preço exorbitante. =/


Sétima dica importante sobre Veneza:
Esta deveria ser a primeira dica, mas deixei como sétima maravilha: o gelatto. Como em toda a Itália, se acabe pois ele é PERFEITO e baratíssimo. Eu começava com um logo depois do café da manhã! =B


Veneza foi mesmo inesquecível e eu recomendo fortemente a visita embora Paris continue sendo, para mim, a cidade mais romântica do mundo! ;)

Para fazer mais um pouquinho de vontade, um pedacinho do nosso passeio de gôndola e o som do mar:


<3



8 comentários:

  1. Eu simplesmente amei o seu post! Alias, me fez lembrar do filme Comer, Rezar, Amar! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha a Itália é mágica.
      Eu li o livro e incluí a Índia como país a visitar só por causa dele haha

      Excluir
  2. ai que delícia de viagem... imaginei a história da comida e anotei: viverei de gelatto/mc donald's em veneza hahahahahah por quanto vcs conseguiram negociar o passeio? realmente eu n ia incluir no meu roteiro, pretendo ir no verão tbm e vou achar tudo caro... mas dependendo posso refletir hehe bjss

    ResponderExcluir
  3. Pois é, como éramos três, a divisão ficou boa haha mas não lembro exatamente o preço. A dica é: na Itália pechinche sempre. Eles fazem cara de bravos, mas não se intimide.

    ResponderExcluir
  4. Veneza realmente foi fantástica, embora eu concorde com você, nada romântica. Mas com certeza foi um dos melhores lugares na Itália.

    ResponderExcluir
  5. Tassia, quando foi essa viagem sua a veneza? Vi que nao chuveu, ne?
    Queria saber o mes e dia! Agradeco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não choveu mesmo não, flor. Foi no comecinho de agosto. Tipo entre os dias 1 e 3. Mas meteorologia a gente não controla. Isso foi no ano passado. 2012.

      Excluir