segunda-feira, 7 de maio de 2012

Como se tornar au pair na França - parte 1/3

Finalmente o tão esperado post está feito [ou quase]. Eu já previa escrevê-lo antes, mas sacomé, né... eu estou na França =P, cheia de novidades para ver hahaha. Tudo bem, não esqueci das perguntinhas que muita gente me fez e espero esclarecê-las aqui. Vamos lá?


1) Le début - A DECISÃO
Só uma coisa é certa: não é fácil #fato. A decisão é muito pessoal. Apesar da experiência tentadora de morar 365 dias em outro país (ainda mais quando isso já era um sonho!), largar tudo para trás sem saber absolutamente nada sobre o "depois" me fez perder uns cabelos de preocupação e chorar litros quase todos os dias antes do embarque. Eu já vinha amadurecendo a ideia há muito tempo, mas quando assinei o contrato para ir, minha vida mudou naquele segundo.

Para resumir minhas resoluções decisórias:
-Prós: muita experiência, realizar um sonho, conhecer uma nova cultura, descansar (tirar um ano sabático), viajar muito, falar francês fluente, amadurecer, fazer algo totalmente novo e arriscado.
-Contras: largar uma vida "feita" com emprego bom, amigos, família e não saber como e se vai encontrar tudo isso depois.


Por que sim? Porque a vida é muito curta para você vivê-la no "e se...", porque é você quem deve tomar as decisões e não somente se deixar levar. Não vale a pena sofrer por antecedência, tentando adivinhar o que vai ser do futuro, resolvi viver um dia de cada vez. E, como escrevo esse post depois de 3 meses de intercâmbio, posso dizer: no meu primeiro mês de intercâmbio, já sentia que todo o meu martírio, investimento, poupança e experiência já tinham valido a pena, pelos simples 30 dias aqui. Hoje posso dizer com certeza: essa foi uma das melhores decisões que já tomei na vida. Hoje sou feliz.

2) AGÊNCIA OU NON?
Acho que é a pergunta que mais ouço. Antes de decidir, pesquisei muito e a maioria das meninas preferiu vir sem agência e tinham uma lista bem convincente de seus porquês. Eu decidi vir "com", pelo simples motivo: minha família ficaria mais tranquila (uma dor de cabeça a menos), apesar de pagar um dinheirinho considerável para a agência. Bom, no meu caso:

-Prós: minha agência me deu suporte antes mesmo de eu assinar o contrato, uma reunião com a psicóloga deles avaliou se o programa "au pair" era mesmo a melhor escolha para mim; depois tive reuniões com outras meninas au pairs (achei isso super legal, vi que todas tínhamos as mesmas neuras ahahaha), que esclareceu muitas dúvidas; comprei a passagem com um desconto bacana para estudante e possível de trocar a data (porque você TEM que comprar a volta e você vai ter que remarcar porque não saberá exatamente o dia do seu retour); eles já tinham uma agência francesa parceira que era excelente e eu nunca saberia escolher uma na internet; minha família ficou super tranquila de saber que tinha algum lugar para recorrer no Brasil; já escrevi alguns e-mails sobre dúvidas que eles me ajudaram mesmo depois de ter chegado aqui.
-Contras: Infelizmente, o suporte burocrático foi nulo e eu me descabelei horrores para entender tudo (e vou tentar ajudar você nesses posts que seguem porque não achei uma santa alma que explicasse isso na internet); a quantia é um pouco salgada pelo tanto que eles te "ajudam" (mas no valor estava incluída uma parte que era da agência francesa, então a parte brasileira nem era assim tão cara).


-> Quem vem por conta própria acaba escolhendo este site aqui para procurar famílias. Conheci algumas meninas que vieram por este site. Algumas tem famílias boas, outras tem famílias encrenca. Na França, au pair é legalizada, então só venha com contrato!

3) Burocracia -  DOSSIER
Toda au pair tem que preencher um dossiê (mesmo as que não vão por agência), o "application", com N dados pessoais e preferências, seguido de 2 ou 3 experiências diferentes com crianças que não sejam da família, 1 fotocolagem (sobre você e as crianças que você cuidou), declaração médica de que você está bem, 1 referência pessoal, atestado de antecedentes criminais, foto sorridente e a tão temida carta à família.

Ok, por partes:
- Application: fácil, você faz o download aqui do mesmo que eu preenchi, mas é para ter uma ideia.
- Preferências: quantas crianças você quer (eu coloquei no máximo 3, para ser boazinha, mas ainda bem que cuido de só 2!), onde gostaria de morar (cidade grande, média, pequena ou campo? Eu coloquei as 2 primeiras), qual a idade das crianças que você prefere cuidar? (escolhi de 6 a 12, porque ainda são crianças. Para mim bebê dá trabalho demais e exige muita responsabilidade, não fica o dia todo na escola e você perde a liberdade. Adolescente? Nem pensar... não sei lidar com revoltas. Escolhi bem, para mim ;)
- Experiência com crianças: essencial e você pode obter com o filho de uma amiga (meu caso), em creches, trabalho voluntário (meu caso também, antes mesmo de pensar em ser au pair); mas tem que comprovar, leia-se alguém (que não seja seu parente) tem que assinar para você.
- Fotocolagem: tenho a sorte de ser publicitária e abusei do photoshop e de montagens das fotos com desenhos bonitinhos no fundo. Bom, você pode enviar até 2 páginas. Fiz a primeira sobre mim, minha família e meus hobbies (tinha foto com parentes; foto na formatura - dá status, hein?; na dança; na natação - decente! haha; com amigos - sem foto com bebidas, gente, s.v.p.; no trabalho). A segunda foi com as crianças. Coloquei todas as que eu podia colocar e as mais variadas possíveis (não só com crianças que você cuidou, mas com vizinhos também, por exemplo), tinha foto no parquinho, dentro de casa, com cachorro, lendo no sofá, brincando de lego no chão.... sabe? Criatividade [e uma sessão de fotos adaptada ;)]!

Para ter uma ideia.

- Declaração médica: use seu médico de família ou vá num posto de saúde e converse com um clínico geral.
- Referência pessoal: pedi pro meu chefe falar bem de mim, hahaha.
- Antecedentes criminais: o site da polícia do seu estado faz na hora com seu número do RG.
- Carta à família: fiz 2 páginas, mas depende de cada um. Escrevi com muitos detalhes e bem emocional. Comecei me apresentando, falei da minha família, da minha cidade, das minhas atividades (hobbies, formação), da minha vontade de ir pra França, que escolhi ser au pair porque adoro crianças (isso TEM que estar na carta) e porque vai me ajudar em crescimento pessoal, fora que aprender francês será ótimo para minha profissão (isso também é bom entrar, uma referência que você quer voltar para o Brasil depois). Contei sobre a minha experiência com crianças sempre com muitos detalhes, como: "e a [nome da menina] adorava quando eu penteava o seu cabelo e quando fazíamos bolo de chocolate juntas e ela podia lamber a vasilha". Entende? Outro exemplo: "Também cuidei do [nome do menino], ele tem 10 anos e adora jogar futebol (isso mostra o quanto você prestava atenção na suas kids). Nós líamos quadrinhos juntos depois dos deveres". Sacou? ;) Finalizei dizendo que estava ansiosa para conhecê-los. =D
*Detalhe: tem que ser tudo em francês. Eu mesma traduzi, não precisa ser juramentado.

Esse processo do "app" é bem chatinho e demorado, mas dá um alívio quando termina! Eu acho que é a parte mais chata, sem contar o visto. Tem também N documentos para levar (tipo seu diploma, atestado que estudou francês, etc) e traduzir. Nada precisa ser juramentado.

4) ESTOU DISPONÍVEL
As meninas que se inscrevem para os EUA ficam online num site quando toda a documentação é aceita, o que é muito prático. Para a França não tem essa mordomia haha e você espera agoniada. Enfim, não demora tanto. Eu peguei meu "app" para preencher em setembro e entreguei-o no mesmo mês (acredite, é mesmo difícil ser tão rápido. A maioria das meninas levam 2, 3 ou mais meses para conseguir preencher tudo). Assim, em outubro recebi o "ok" e no começo de novembro tive o contato da primeira família.

Bom, esse post já ficou gigante =P. No próximo vou falar do visto e de outros requisitos, mas podem mandar mais dúvidas. =) Bisous!

9 comentários:

  1. Oi Tassia, adorei o post. E que bom que vc tá aproveitando ao máximo sua estadia aí. Eu também qndo decidi ser au pair considerei a França como primeira opção, até tinha me inscrito no programa pela CI, e tb cursei metade do curso de bacharelado em francês e sou formanda em enfermagem, mas o destino me pregou uma peça e acabei decidindo ir pra Itália, aliás irei em setembro, sem agência, mas com uma família ótima que conheci e au pair e brasileira e ficou com ele por dois anos. Enfim, tô ansiosa pra ler as outras partes deste post. Vc só não mencionou a agência aqui do brasil que vc foi. Ou eu perdi essa parte. Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, querida! Obrigada pelo recadinho.=D Então vc também precisa fazer um blog pq au pair na Itália também é raro ^^.. eu mesma adoraria saber mais!
      Minha agência está escrita no blog aqui do lado -->
      É a World Study.
      Boa sorte, flor. Espero que você também seja muito feliz no seu intercâmbio! =D

      Excluir
  2. Acabei de ver a agência aqui no menu do lado, sorry. ;) rsrsrs Vou seguir o blog. :*

    ResponderExcluir
  3. Oi Tássia! Adorei o post e estou esperando pelo proximo, quero saber tudo como funciona, pq depois dos EUA, me mando pra França, sonho desde criança haha. Então, só uma duvida, eu estudei frances por uns 6 meses, aula particular, e continuo estudando em casa, como fazer pra provar que estudei frances pra tirar o visto? :/ pq meu francês está bem no básico..

    Beeijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada flor! Então.. seu professor de francês pode escrever uma carta e assinar. Alguma coisa vc tem que fazer para provar.

      Excluir
  4. Oi nem sei si ira me responder, mais eu sempre quis ser AU PAIR, gostaria de saber se eu vou encontrar barreiras por ser negro e homem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que demorei um pouquinho para escrever, né?
      Mas olha, eu não acho que vc vai ter preconceito. É claro que depende da região, das pessoas, da família, mas em geral:
      1- eu tenho vááários amigos homens au pairs.
      2- esse preconceito de cor, eu acho que já era.

      Se vc quer saber, tem uma menina super loirinha que eu conheço que trabalha de au pair para uma família negra. Viu só? O mundo, pelo menos aqui na Europa, está mais de coração aberto.

      Eu espero que vc não desista do seu sonho e jamais deixe alguém te faltar com respeito.

      Super beijo,

      Excluir
  5. meu e-mail jeanblack28@gmail.com agurado seu contato :)

    ResponderExcluir